02/08/2008

Aprendendo a contar

Desde que criei o Blog da Vovó, em 01.06.2008, que pensava em colocar um contador de visitas, para saber o número de pessoas que o acessavam. Como eu o criei sem qualquer orientação, tudo que eu pretendia fazer de diferente demandava pesquisa, principalmente na ferramenta de "ajuda" do blogger.Tentei uma vez, usando o "google analytics". Fui vencendo as várias etapas com facilidade, mas no final, não consegui colocar o código de contagem no blog.Resolvi aguardar um pouco mais e até treinar em outro blog, que no caso seria esse, criado justamente para aprender a blogar .Esse blog já estava no forno, servindo de laboratório, quando saiu no caderno Folha Equilíbrio, da Folha de São Paulo, uma referência ao Blog da vovó. Foi uma menção feita pela Rosely Sayão, psicóloga e excelente colunista, no último dia 31.07.2008, no seu cantinho de dicas :" INTERNET - Muitas avós do mundo contemporâneo se recusam a serem chamadas de velhas e estão ligadas na tecnologia. Uma busca na internet encontra muitos blogs de avós. Destaco alguns. (RS) blogdavovohelo.blogspot.com
amis95.blogspot.com (em espanhol)
blogdavovo.blogspot.com
vovoneuza.blogspot.com

Fiquei muito feliz com essa referência e pensei comigo: bom, agora é que preciso aprender rápido a colocar um contador de visitas.Acabei, então, de ler o jornal, atividade que faço logo cedo, e vim para o computador, para "aprender a contar" as visitas do meu blog.Resolvi fazer uma pesquisa geral no google e achei algumas orientações. De repente encontrei um texto de uma professora da Universidade do Estado da Bahia,prof. Valnice Souza Paiva, explicando com muita clareza como colocar um contador de visitas no blog e indicando um endereço para a escolha do modelo. Com esse endereço http://easy-hit-counters.com/ encontrei um modelo diminuto, do jeito que eu pretendia, e consegui instalá-lo com facilidade.
Antes de fazer a instalação no Blog da Vovó, fiz nesse meu laboratório e, ainda, no blog Fotos lazer (helofoto.blogspot.com ).Tudo isso para evitar qualquer erro no Blog da Vovó. Às vezes, principalmente quando se é aprendiz, dá medo seguir algum comando da internet e pôr tudo a perder.Como deu tudo certo, coloquei no dia 31 de julho de 2008 o contador de visitas no Blog da Vovó e verifico que hoje, dia 2 de agosto, ele já recebeu 156 visitas. Espero que tenham gostado, porque eu estou adorando aprender a blogar.

2 comentários:

Connie Hummel disse...

Oi Heloísa ... primeiro fiquei muito feliz por vc ter gostado da idéia do BLOG Diário para aprender - Obrigada! Agora que conheci este seu ... vou seguir seus passos. E já tropecei, ops ... rsrsrsrs.
Não consigo saber onde vc inseriu o contador ... não acho o lugar ... Please Help - conniehumme1@uol.com.br

Um monte de beijos, Connie

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Oi, Connie,
Já respondi para você por seu e-mail. Você recebeu?
de qualquer forma, você pode istalar o contador de visitas por esse endereço:
http://easy-hit-counters.com/
Espero que dê certo.
Beijos
Heloísa