19/05/2009

Arrumando fotos




Passei bastante tempo querendo descobrir como deveria fazer para postar fotos em grupos de três, quatro, ou mais, ou então duas, sendo uma ao lado da outra.


O “blogger” não permite grandes coisas em relação à colocação de fotos. É uma a uma, colocada ou do lado esquerdo, ou direito, ou no centro. Mas é muito complicado, ou quase impossível, arrastá-las do lugar.


Até que descobri ajuda no Picasa, que é um programa de fotos : armazenamento, edição, colagem e muito mais. Na época fiquei sabendo que há outros programas que também permitem “colagens” com fotos, muitos deles gratuitos (da mesma forma que o Picasa).


Então, é só baixar o programa e ir descobrindo tudo o que ele oferece.


As fotos digitais já guardadas no computador, ou que estão sendo importadas da máquina digital, vão diretamente para o Picasa.


Daí é só selecionar as fotos para a pretendida colagem. Essas fotos vão ficando na parte inferior do site, na bandeja. Para serem mantidas há um pequeno símbolo verde, também na parte inferior, à direita das fotos selecionadas, e que deve ser clicado em cada uma das fotos que srá utilizada.


Depois, clica-se em “colagem”. Abre uma janela vertical, no lado esquerdo, para configuração. Escolhe-se o modelo, que pode ser mosaico, pilha de fotos, grade etc. que será montado na forma de rascunho, na janela grande, na parte central. Existe a possibilidade de organizar-se as fotos de forma diversa, clicando-se em "organizar", na parte inferior do rascunho. Para encerrar, clica-se em “criação de colagem”, na janela do lado esquerdo.


Confesso que sou uma iniciante. Essas são dicas que talvez facilitem o trabalho, mas ainda falta muito para que eu possa dizer que sei trabalhar bem com o Picasa.


Tenho feito algumas colagens nesse endereço, e fiquei satisfeita com elas.