19/08/2008

Milésimo visitante

São 12 horas do dia 19.08.2008 e acabo de saber que meu "Blog da Vovó" recebeu há pouco seu milésimo visitante. Isso representa uma média de 50 visitantes por dia, pois o contador foi instalado no dia 31 de julho. Fiquei muito contente pois, como disse outro dia um dos meus irmãos durante lançamento de um livro de sua autoria, o escritor quer ser lido. E não só quer ter seus escritos lidos, como comentados e criticados.
Como já estou me considerando uma escritora, pelo menos de blogs, também quero ter meus textos lidos, comentados e criticados.
Os comentários e críticas propiciam o debate, que é ultra-importante na vida em sociedade.
Agradeço a todos que visitaram meu blog, a todos que deixaram seus comentários, e a todos que deixaram suas críticas. Graças a algumas críticas pude até rever o nome que havia dado a um dos meus textos, e alguns comentários provocaram interações e debates, como por exemplo a questão das festas realizadas nas escolas infantis.
Vamos à frente, resgatando memórias, registrando fatos atuais e, sobretudo, "aprendendo a blogar e muito mais".

14/08/2008

Pequena vitória

Demorei, mas consegui.

Talvez seja uma coisa à toa, porém teve gosto de vitória. Há alguns dias vinha tentando colocar os marcadores dos diversos textos numa listagem logo abaixo do meu perfil, na página de abertura do blog. Tentei daqui, tentei de lá. Até que, ontem à noite, consegui essa "proeza".

Fiquei contente e já adotei essa marcação no blog da vovó (blogdavovohelo.blogspot.com).

Acho que colocando-se os marcadores em ordem alfabética, numa listagem única, fica bem facilitado o acesso aos textos de interesses.

Meus eventuais leitores poderão aproveitar dessa facilidade, e eu estarei vencendo mais uma etapa da minha aprendizagem.

02/08/2008

Aprendendo a contar

Desde que criei o Blog da Vovó, em 01.06.2008, que pensava em colocar um contador de visitas, para saber o número de pessoas que o acessavam. Como eu o criei sem qualquer orientação, tudo que eu pretendia fazer de diferente demandava pesquisa, principalmente na ferramenta de "ajuda" do blogger.Tentei uma vez, usando o "google analytics". Fui vencendo as várias etapas com facilidade, mas no final, não consegui colocar o código de contagem no blog.Resolvi aguardar um pouco mais e até treinar em outro blog, que no caso seria esse, criado justamente para aprender a blogar .Esse blog já estava no forno, servindo de laboratório, quando saiu no caderno Folha Equilíbrio, da Folha de São Paulo, uma referência ao Blog da vovó. Foi uma menção feita pela Rosely Sayão, psicóloga e excelente colunista, no último dia 31.07.2008, no seu cantinho de dicas :" INTERNET - Muitas avós do mundo contemporâneo se recusam a serem chamadas de velhas e estão ligadas na tecnologia. Uma busca na internet encontra muitos blogs de avós. Destaco alguns. (RS) blogdavovohelo.blogspot.com
amis95.blogspot.com (em espanhol)
blogdavovo.blogspot.com
vovoneuza.blogspot.com

Fiquei muito feliz com essa referência e pensei comigo: bom, agora é que preciso aprender rápido a colocar um contador de visitas.Acabei, então, de ler o jornal, atividade que faço logo cedo, e vim para o computador, para "aprender a contar" as visitas do meu blog.Resolvi fazer uma pesquisa geral no google e achei algumas orientações. De repente encontrei um texto de uma professora da Universidade do Estado da Bahia,prof. Valnice Souza Paiva, explicando com muita clareza como colocar um contador de visitas no blog e indicando um endereço para a escolha do modelo. Com esse endereço http://easy-hit-counters.com/ encontrei um modelo diminuto, do jeito que eu pretendia, e consegui instalá-lo com facilidade.
Antes de fazer a instalação no Blog da Vovó, fiz nesse meu laboratório e, ainda, no blog Fotos lazer (helofoto.blogspot.com ).Tudo isso para evitar qualquer erro no Blog da Vovó. Às vezes, principalmente quando se é aprendiz, dá medo seguir algum comando da internet e pôr tudo a perder.Como deu tudo certo, coloquei no dia 31 de julho de 2008 o contador de visitas no Blog da Vovó e verifico que hoje, dia 2 de agosto, ele já recebeu 156 visitas. Espero que tenham gostado, porque eu estou adorando aprender a blogar.

01/08/2008

Ócio criativo

Antes de me aposentar, há quatro anos, tentei me preparar para alguma atividade diferente, que preenchesse meu tempo de forma prazerosa.Durante meus últimos períodos de férias, ainda no exercício do meu cargo, matriculei-me em um curso livre de História da Música e também num curso de História da Arte. Pensei em voltar a estudar um idioma, inscrevendo-me e freqüentando aulas em um curso de francês.Separei meus antigos livros de música, várias partituras, e ensaiei um retorno ao piano. Treinei, por poucos dias, escalas e acordes, para recuperar minha agilidade no teclado. Cheguei, até, a estudar, novamente, o lindo Adágio da Cantata n. 156, de Bach, uma das últimas peças eruditas que toquei nos meus tempos de “pianista”. 
Chegou a aposentadoria e, com ela, a idéia de que me dedicaria ao piano. Não foi o que aconteceu. Embora eu adore piano, que comecei a estudar com 5 anos de idade, não consegui encontrar nele as condições que imaginava para meu “ócio criativo”. Ainda voltarei a esse tema mas, em princípio, acho que isso aconteceu porque, com o piano, eu não estaria desbravando novos caminhos. Estaria voltando a um antigo, que na verdade nunca tinha sido abandonado. Estaria tentando me aperfeiçoar, em algo que já conhecia. Percebi, então, que precisaria de algo novo, que representasse um desafio e que me permitisse a criação.
Foi assim que me tornei blogueira. Meio que por acaso, participando do blog "Nós duas" , fui incentivada a criar um blog da vovó. Nasceu, então, no dia 1º de junho de 2008, o "Blog da Vovó " , que tem me levado a várias descobertas, criações e, sobretudo, tem me dado grande prazer. E por sentir necessidade de aprender mais sobre a técnica dos blogs, parti para esse “Aprendendo a blogar e muito mais”.

Em tempo: O Blog da Vovó, que hoje está completando 2 meses, já mereceu duas referências na mídia.
Ontem, 31.07.2008, recebeu uma referência da Rosely Sayão, na última página da Folha Equilíbrio (que acompanha a Folha de São Paulo), e na semana passada teve uma indicação no interessante site Vila Mulher. 

E para recordar, o endereço do blog :
blogdavovohelo.blogspot.com